Sobre
Em meio à pandemia causada pela COVID-19, representantes de 61 comunidades, abrangendo 37 municípios do Estado da Bahia realizaram uma troca virtual de conhecimentos e experiências diante dos avanços de projetos de energias renováveis com um grupo de organizações não governamentais, instituições civis e pesquisadores. Este sítio web reúne amplas informações sobre os principais problemas e desafios debatidos entre o período de março de 2021 até junho de 2022, durante o processo de formação “Energias Renováveis na Bahia: Caminhos e Descaminhos”.
O impacto das energias renováveis concentrou-se na implementação de empreendimentos de energias renováveis eólica, solar e pequenas centrais hidroelétricas (PCS), bem como suas linhas de transmissão na Bahia. O atlas virtual serve para informar as comunidades rurais de todos os estados brasileiros sobre os projetos atuais em planejamento ou em implementação de energia renovável no Brasil. O atlas contém informações de acesso público da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que são baixados e visualizados automaticamente em uma base regular uma vez por mês.
O projeto foi organizado pelas seguintes entidades: Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais no Estado da Bahia (AATR), Comissão Pastoral da Terra/ Regional Bahia (CPT BA) Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), Institute of Sustainable Economic Development, BOKU University de Viena (BOKU/reFUEL, da Áustria), 10Envolvimento e Grupo de Pesquisa e Extensão GeografAR (POSGEO/UFBA).